Por: www.quintelatorres.com.br
O principal cuidado na hora de limpar paredes é para que a pintura não seja danificada. Desta forma, faça a limpeza o quanto antes, para que a sujeira não fique impregnada à tintura.
Saiba como conservar em uma casa ou apartamento a pintura dos cômodos. É normal que com o tempo e o uso, as paredes fiquem sujas e a pintura apresente pequenas fissuras.
✔ Quando a tinta for fosca ou de semi-brilho, umedeça a sujeira com uma esponja molhada e com um detergente neutro e esfregue cuidadosamente. Após essa aplicação, utilize um pano úmido para retirar o que ainda restar.
✔ Evite o uso de álcool sobre a pintura, principalmente as do tipo látex. Utilize esponja macia, limpa e úmida com sabão ou detergente neutro para limpeza de pequenas manchas. Ao limpar, fazer movimentos circulares e leves. Após enxágue, deixe secar naturalmente.
✔ Mesmo sendo uma tinta lavável, evite tocar as paredes com as mãos e pés, pois a limpeza frequente não é recomendável.
✔ Apesar da tinta contar com um fungicida, é conveniente sempre manter os ambientes bem ventilados para evitar o mofo.
✔ Com o tempo, a pintura escurece um pouco, devido à exposição constante à luz natural e à poluição, portanto não faça retoques em pontos isolados. Em caso de necessidade pinte toda parede ou cômodo.
Mas, atenção: nenhuma limpeza é recomendada em paredes que tenham sido pintadas em menos de 30 dias, pois sua coloração pode ser afetada. Ainda é recomendável que o seu imóvel seja pintado anualmente.