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Como o Facility Manager pode reduzir os custos na empresa?


Por: www.easyqasa.blog

A constante pressão para se reduzir custos em facilities é um dos desafios dos gestores que atuam na área, pois isso pode representar ganho de competitividade frente aos concorrentes. Além do mais, a diminuição de gastos também contribui para melhorar a eficiência econômica, otimizando a aplicação dos recursos financeiros.


Como o Facility Manager pode reduzir os custos na empresa

1. Sistemas de ventilação, água e energia



É importante conferir o gasto com energia e analisar as possibilidades de reduzi-lo, pois essa conta costuma compor boa parte dos custos fixos de um negócio. Para começar, você pode implantar uma política de economia de energia elétrica com dicas e melhores práticas para a redução dos gastos, reforçando-a junto aos colaboradores.

Um exemplo é o controle da iluminação noturna da empresa, mantendo-a apenas em locais estratégicos ou onde são executadas as atividades do negócio. Você pode manter a luz acesa nas entradas e saídas, nos caminhos de passagem, em áreas de trabalho e em pontos críticos para a segurança do prédio.

Instale automatizadores de iluminação e use sensores de movimento em locais menos frequentados. Assim, as lâmpadas só são acionadas quando alguém circular nesses espaços.

Em relação ao desperdício de água, busque implantar práticas que minimizam o uso desse recurso. Isso pode ser feito instalando torneiras com sensores ou aquelas acionadas por pressão, liberando água somente por um tempo curto.

Se você usa um sistema de refrigeração à água, tente substituí-lo por uma torre de resfriamento. Isso pode ajudar a economizar milhares de litros, pois esses modelos são mais eficientes e econômicos. Alguns, inclusive, permitem o controle da variação de velocidade, auxiliando na redução da evaporação da água e, consequentemente, reduzindo o gasto.

Outra maneira de evitar desperdício, é com a implantação de sistemas de ventilação no lugar do uso frequente de aparelhos de ar-condicionado. Dê prioridade a um layout interno que beneficie a circulação natural por meio das janelas e evite manter esses equipamentos ligados constantemente em uma mesma temperatura. Caso o clima mude, é preciso deixar possibilidades para que os funcionários desliguem os aparelhos quando não houver necessidade.

2. Comunicação com a equipe



É fundamental investir na comunicação com a equipe de trabalho, pois de nada adianta adotar uma política de redução de custos — e investir em equipamentos para isso —, se não houver a colaboração dos funcionários.

Solicite que mantenham as luzes e equipamentos apagados quando não estiverem em uso. Além disso, converse com os colaboradores para estabelecer horários de trabalho em que é possível economizar energia, aproveitando a iluminação natural do dia.

Exponha as economias que foram obtidas com essas ações, reforçando, assim, a importância de se consumir somente o necessário. Se preciso, estabeleça metas, coordene as atividades e procure alcançá-las com a ajuda de todos que trabalham no local e utilizam os equipamentos.

3. Reduzir custos



É importante prezar por um bom aproveitamento de espaço na empresa, pois isso pode colaborar para a redução de custos.

Isso é possível ao liberar locais que não vão gastar recursos. Afinal, se você pode distribuir toda a sua equipe dentro de uma sala, qual a finalidade de ocupar três cômodos que consomem energia elétrica e necessitam de limpeza constante? Desse modo, você poderá obter muita economia e ainda integrar mais as equipes.

4. Contratos de Aluguel



A dica anterior pode ajudá-lo a diminuir a necessidade de ambientes físicos, economizando no valor pago em aluguel. Portanto, avalie bem seu espaço alugado e veja, na hora da renovação, se não é melhor negociar uma redução do preço ou buscar outro local mais em conta, mas que supra as necessidades da empresa.

Ao examinar atentamente o contrato de aluguel, busque as opções mais vantajosas para o negócio, que colaboram na redução de custos. Por isso, observe as cláusulas de renovação com a consultoria de profissionais de contabilidade e direito, que podem ajudá-lo a fechar os melhores acordos.

5. Otimização do empreendimento



Além de sistemas de trabalho e políticas de economia de recursos, é importante estudar sobre formas de otimização do empreendimento. Vale até pesquisar soluções e tendências tecnológicas que ajudem nesse fim, como o BIM — Building Information Modelling, ou Modelagem de Informações de Construções.

Ele é um software de construção de projetos que atua como uma ferramenta de gerenciamento de instalações, permitindo o uso de dados de ocupação e energia. Com essa ferramenta é possível planejar novas construções, monitorar e rastrear o desempenho energético de edifícios e orientar a tomada de decisões de renovação.

O BIM também diminui os custos de renovação, entregando aos proprietários ou empresários uma espécie de visão em raio-X historicamente inteligente da mecânica de funcionamento interno do prédio.

Dessa forma, ele possibilita o monitoramento do uso de energia e de água, contribuindo com a diminuição dos gastos e desperdícios. Ele também possibilita o controle e análise de desempenho de múltiplos sistemas, incluindo níveis de ar-condicionado e luzes com dimmers automáticos.

6. Contratos



É importante rever continuamente os contratos com terceirizadas para avaliar se há um bom custo-benefício e se elas estão cumprindo o que se propuseram a fazer. Também é necessário verificar se a empresa fornece treinamento e capacitação contínua para seus colaboradores. Apenas empresas que se preocupam com a formação profissional de seus funcionários podem garantir a qualidade dos serviços prestados — o que impacta também na economia.

Lembre-se, ainda, de contar com a parceria de uma empresa confiável. Isso evitará transtornos para a sua empresa. Por isso, preze pelo estabelecimento de uma boa relação e pesquise bem na hora de contratar um serviço terceirizado. Você também poderá se livrar de problemas trabalhistas.]

7. Terceirização



Se você não terceiriza os serviços de facilities managers da sua empresa, essa pode ser uma boa alternativa. Isso porque uma boa terceirizada é capaz de fornecer profissionais especializados em diversas áreas, além de reduzir os custos com desperdícios, pois todos os processos são otimizados para isso.

Elas também permitem que a sua empresa foque naquilo que realmente importa: a atividade principal do negócio. Dessa forma, seus gestores não precisarão se ocupar com atividades que não agregam valor ao empreendimento e que desviam o foco de suas atuações principais.

Seguindo as dicas acima, você poderá otimizar diversas áreas, como limpeza e conservação, recepção e atendimento, portaria e segurança.