Por: www.blog.seguridade.com.br
Quando é preciso lidar com atividades que não representam a atividade-fim do negócio, é comum que haja dúvidas sobre a frequência ideal da prestação de alguns serviços característicos de condomínios, como limpeza e jardinagem. Montar um bom cronograma de serviço de limpeza, inclusive, é uma questão recorrente.
Nesses casos, é muito importante poder contar com uma empresa terceirizada que conheça bem o negócio e as necessidades do condomínio para organizar um cronograma eficiente de serviço de limpeza.
Algumas especificidades devem ser observadas antes de planejar a rotina do condomínio, pois ajudarão a determinar a frequência ideal das tarefas e também a melhor forma de higienização. Confira alguns aspectos importantes na hora de montar o seu cronograma de serviço de limpeza:
As necessidades de limpeza variam de acordo com o perfil de cada condomínio. Se é residencial e tem muitas crianças, as necessidades serão diferentes das demandas de um condomínio empresarial com pouco fluxo de pessoas.
Por isso, o primeiro passo é definir esse perfil, identificando quais são as áreas comuns, qual a frequência de eventos, se está perto de rodovias ou vias mais poluídas e, claro, quais são as necessidades e expectativas dos condôminos.
Às vezes, o local nem precisa de sessões de limpeza tão frequentes, mas se os condôminos são exigentes e fazem questão de ter um ambiente impecável, não tem jeito: o planejamento terá que contemplar essa exigência.
Também há uma variação de acordo com os tipos. Os serviços podem ser divididos em, no mínimo, três categorias: geral, manutenção e conservação.
As áreas de circulação comum, como halls e elevadores, são aquelas que precisam ser limpas todos os dias e se encaixam na categoria de limpeza geral.
A limpeza de manutenção é aquela que deve ser feita mais de uma vez por dia, com o objetivo de manter a área realmente limpa, mas, geralmente, é mais leve, superficial.
Já a limpeza de conservação está relacionada aos processos que visam deixar o ambiente limpo por mais tempo; o recolhimento periódico do lixo é um exemplo.
Outro aspecto importante é sinalizar os tipos de materiais, equipamentos e mobiliários presentes do condomínio.
A variedade pode ser imensa se considerarmos os pisos (madeira, ardósia etc.), as paredes e superfícies (de cor clara ou escura, ásperas ou lisas), os acabamentos (corrimãos de metal ou madeira), as janelas e portas (vidro ou madeira) e os revestimentos (carpetes, por exemplo).
Cada tipo terá suas especificidades e demandará um tratamento diferente na hora da limpeza. Para cada um, a frequência será diferente. Veja as dicas a seguir:
☺ aspiração de áreas acarpetadas e retirada de poeira de móveis e utensílios internos, no caso de condomínios empresariais;
☺ retirada do lixo, com observação dos cuidados relacionados à coleta seletiva;
☺ desinfecção dos banheiros, troca do lixo e reposição de papel higiênico e papel toalha;
☺ limpeza e desodorização das áreas internas dos elevadores;
☺ Limpeza das áreas de estacionamento.
☺ lavagem de escadas e corredores;
☺ lavagem do piso da garagem;
☺ desinfecção dos banheiros, troca do lixo e reposição de papel higiênico e papel toalha;
☺ limpeza dos aparelhos telefônicos com álcool;
☺ higienização de bebedouros, utilizando produtos apropriados;
☺ limpeza dos aparelhos de ar-condicionado, ventiladores e exaustores.
☺ higienização de portas, maçanetas, parte interna das esquadrias metálicas e vidraças;
☺ verificação da situação de limpeza geral dos tetos e paredes.
☺ limpeza da face externa das esquadrias metálicas e vidraças, utilizando equipamentos apropriados para esse fim;
☺ limpeza das paredes internas (inclusive divisórias), das cortinas e persianas/venezianas, com remoção de pó e manchas porventura existentes.
☺ retirada de sujeiras de partes complexas, como áreas estruturais, tubulações e superfícies altas, como o telhado;
☺ limpeza da fachada do condomínio em toda a sua extensão, retirando impurezas e ajudando na conservação estética;
☺ limpeza da caixa d’água em sua parte interna, evitando o lodo e o acúmulo de terra.
São apenas algumas atividades comuns durante a limpeza de condomínios, mas pode haver muitas outras. Quando o condomínio tem piscina ou espelho d’água, por exemplo, será necessário observar a manutenção dessas áreas, principalmente em tempo de dengue.
Alguns condomínios também podem incluir algumas atividades para serem realizadas com uma frequência trimestral como a lavagem dos tapetes. O ideal é que o cronograma seja o mais customizado possível.
A limpeza é uma parte importante do condomínio, já que tem a ver com a qualidade de vida dos condôminos e até com a estética do espaço. Contudo, ela não precisa ser feita internamente.
Na verdade, contratar funcionários internos para desempenhar essa função não é a melhor possibilidade na maioria dos casos. Em vez disso, a melhor escolha é a terceirização dessas tarefas.
Em primeiro lugar, isso garante uma equipe com os melhores profissionais, capacitados e experientes para a função. Cumprir o cronograma, nesse caso, fica muito mais fácil.
Se ocorrerem faltas, a empresa é a responsável por fazer a substituição. Com isso, há menor preocupação sobre a questão operacional e, acima de tudo, melhor produtividade.
Para melhorar, a terceirização diminui sensivelmente os custos. Longe dos diversos encargos trabalhistas, é possível ter um condomínio bem limpo, gastando muito menos.
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