Por: www.blog.doutorresolve.com.br
Hoje vamos abordar o assunto economia de energia, é um assunto muito comentado, mas, que é de extrema importância para todos nós. Fique de olho nas dicas de hoje!
Segundo um estudo realizado pela UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro, as residências brasileiras desperdiçam por ano 14% de energia elétrica produzida no pais. A região Sudeste é a segunda no ranking de desperdício, com média de 20%, os moradores do Sul são os que mais esbanjam, eles gastam 25% da eletricidade. Estes dados são de 2007, quando foi feito o último levantamento.
Atitudes simples como:
desligar aparelhos das tomadas, apagar luzes, usar corretamente aparelhos (maquinas de lavar, ferro de passar) podem colaborar para economizar energia e até mesmo reduzir o valor da conta no final do mês.
Chuveiros elétricos:
Limite seu tempo debaixo da água quente, utilize resistências originais, verifique a potência e a voltagem, jamais faça emendas ou adaptações. No período de verão deixe a chave do chuveiro em uma potência menos quente, desta forma você pode economizar até 30% de energia.
Lâmpadas:
sempre dê preferência às lâmpadas fluorescentes, para ajudar a clarear o ambiente pinte as paredes e o teto com cores claras, evite acender lâmpadas durante o dia e use mais iluminação natural.
Geladeira:
A instalação deve ser feita em local bem ventilado, evite a proximidade com o fogão, regule o termostato adequadamente, as prateleiras não devem ser forradas, não desligue sua geladeira ou freezer à noite, conserve as serpentinas limpas.
Computadores:
Programe o monitor para desligar quando o computador não estiver sendo usado e não deixe os acessórios dele ligados sem necessidade.
Televisão:
Não deixe o aparelho ligado se ninguém estiver assistindo, use o “timmer” quando quiser dormir com ela ligada.
Ferro elétrico:
Deve ser ligado quando houver muitas roupas para passar, evite usá-lo nos horários em que outros aparelhos estiverem ligados, não deixe o ferro elétrico ligado sem necessidade e siga as instruções de temperatura para cada tipo de tecido.
Ar-condicionado:
Procure comprar os modelos que tenham a certificação da Procel, não tape a saída de ar do aparelho e só ligue o ar-condicionado quando estiver no ambiente.
Lavadora:
Lave de uma só vez a quantidade máxima de roupa, use a dose certa de sabão para evitar repetir a operação de enxágue e mantenha o filtro da máquina sempre limpo.
Essas são algumas dicas que separamos para hoje, tenha consciência de que o planeta, a natureza depende de nós!
Para ver em tamanho maior o gráfico, clique aqui
Conheça as vantagens da terceirização de serviços. Alkaserv.