Blog

Limpeza, tratamento e conservação de piscinas


Fonte: Faz Fácil | www.fazfacil.com.br

O primeiro passo é limpar a área ao redor da piscina.



É preciso varrer sempre no sentido oposto ao da piscina. Isso evitará que a sujeira caia dentro da água e, consequentemente, prejudique seu tratamento.



Limpeza, tratamento e conservação de piscinas

Caso ela esteja coberta com lona, eliminar o máximo de água que ficou acumulada em cima da proteção bem como toda sujeira que se depositou.



Nunca jogar a sujeira acumulada dentro da piscina.



Quando necessário, escove as paredes da piscina e nunca utilize palha de aço, escovas metálicas e esponjas abrasivas.



A seguir, limpar as bordas da piscina usando um Limpa Bordas apropriado . Basta colocar o Limpa Bordas em uma esponja macia e não abrasiva e esfregar as áreas a serem limpas até a remoção da sujeira.



Depois é só enxaguar essas áreas com a própria água da piscina. Não se preocupe com a sujeira que caiu na água devido a esse procedimento.



O Limpa Bordas é biodegradável e possui pH neutro.



É importante lembrar que somente produtos destinados a esse fim devem ser utilizados.



Verificar todo seu equipamento para ter certeza que está tudo em ordem.



Não esquecer de limpar o Skimmer (ou coadeira) se houver e o pré-filtro.



Purificação da água



Limpeza, tratamento e conservação de piscinas

Quando a água se apresenta suja pôr folhas, insetos etc…, deve-se retirar com uma peneira todas as impurezas visíveis. Caso a água se apresente turva deverá ser tratada para retirar os sólidos em suspensão.



Neste caso, adiciona-se o sulfato de alumínio isento de ferro. Este produto, pela sua constituição química, acidula a água.



Para diminuir a acidez, coloca-se a carbonato de sódio. Isto possibilitara a formação de hidróxido de alumínio, que é uma substância gelatinosa que tem a propriedade de retirar do meio líquido todos os sólidos em suspensão.



Em seguida, deixa-se em repouso durante 3 a 4 horas para que toda a “massa gelatinosa” deposite no fundo do tanque, sendo retirada pôr aspiração.



Procedimento:



1) Dissolva em um pouco de água a quantidade de sulfato de alumínio e espalhe a solução assim obtida, de maneira uniforme, sobre toda a superfície da água.



2) Dissolva em um pouco de água a quantidade de carbonato de sódio, e espalha-se a solução assim obtida, de maneira uniforme sobre a superfície da água.