Por: www.easyqasa.blog
Trata-se de serviços prestados de maneira terceirizada, com o objetivo de otimizar o trabalho e simplificar a vida dos contratantes. Em outras palavras, em vez de contratar a equipe internamente, o empreendedor fechará negócio com outra empresa, que designará os funcionários responsáveis pela efetivação de determinadas operações e tarefas.
Resumindo: são facilidades procuradas por uma organização que decide terceirizar algumas de suas atividades-meio. É o caso de condomínios, empresas e indústrias em geral, que contratam facilities para fornecer suporte à sua retaguarda e facilitar a operacionalização.
Algumas das áreas mais comuns de contratação de facilities são as de apoio, o que engloba serviços como de limpeza, recepção e segurança. Porém, o recurso oferece soluções para os mais diversos setores, como o RH e o departamento pessoal.
Quando um empreendimento contrata esse tipo de serviço, também é comum que seja enviado um gerente de facilities. Ou seja: um profissional gabaritado vai supervisionar todas as atividades executadas. Esse executivo é vital para manter o controle daquilo que está sendo realizado.
Trata-se de uma figura cada vez mais desejada pelas companhias que atuam com esse segmento. Tal profissional é o responsável por coordenar todas as operações de determinada área. Ele atua junto ao negócio, em parceria para atender melhor cada empresa dentro de suas necessidades específicas.
Com uma visão global dos serviços realizados, ele é o ponto focal de todas as equipes. É quem direciona os trabalhos, elenca as prioridades e define as melhores soluções para cada problema eventual.
Além disso, o gestor enviado fica responsável pela gestão dos contratos de facilities, evitando que qualquer serviço seja suspenso inesperadamente. Sua atuação principal é garantir que tudo esteja sempre funcionando, com todos os colaboradores trabalhando de forma coordenada e eficiente.
A adoção de facilities apresenta vantagens significativas. Um aspecto bem positivo é que, com a contratação desses serviços, a empresa contratante pode manter o foco em sua atividade-fim.
Em organizações maiores, a importância das facilities tende a aumentar. Qual negócio de grande porte tem tempo para se preocupar com atividades como a limpeza e a manutenção de seu espaço físico?
Terceirizando atividades que não sejam primordiais, o empreendimento economiza tempo e recursos para investir nos processos fundamentais para a geração de resultados. É preciso ter em mente que, apesar de serem serviços de apoio, eles ainda são fundamentais para o bom andamento de um estabelecimento.
É bem improvável que um shopping mal cuidado, por exemplo, seja bastante frequentado. Por isso, nenhuma empresa pode se dar ao luxo de simplesmente não se preocupar com aquelas áreas. E é para ocupar esse espaço que desponta a terceirização dos serviços.
Outra vantagem é que uma empresa que opta pela terceirização de suas atividades-meio, em geral, se beneficia de uma considerável redução de custos. Ela conta com uma equipe especializada e bem treinada, economiza em logística e encargos trabalhistas e pode diminuir a estrutura de seu departamento de RH.
O que é importante lembrar é que a companhia contratante precisa fiscalizar o fiel cumprimento da legislação trabalhista pela contratada. O objetivo dessa prática é evitar problemas, uma vez que ela é corresponsável.
No mercado de facilities, alguns serviços são mais procurados pelo fato de poderem ser terceirizados sem grandes problemas. Entre eles, estão:
Qualquer empresa ou condomínio precisa se preocupar com a segurança, de modo a garantir a total tranquilidade de quem está no local. Por não fazer parte da atividade principal do negócio, trata-se de algo que pode ser contratado na forma de facilities.
Por isso, o serviço de segurança e portaria é um dos mais procurados. Os profissionais são especializados e treinados para o trabalho, sendo que a equipe designada se adapta às necessidades do negócio.
Outro serviço muito procurado é o de limpeza e conservação. Como esses dois aspectos são fundamentais para o bem-estar e a saúde dos colaboradores da empresa, a contratação de facilities se destaca no segmento. Geralmente, a companhia contratada fornece todo o equipamento e os materiais necessários para a execução de atividades de alto nível profissional.
A apresentação de um local de trabalho (e mesmo de onde se costuma receber clientes) é importantíssima para gerar bem-estar e novos negócios. Sabemos que a aparência conta muito! Por isso, a jardinagem é muito procurado como uma facilitie.
Com profissionais altamente capacitados e o fornecimento de ferramentas adequadas, esse serviço garante a manutenção do paisagismo. Podas, cultivo de flores, plantas, gramados, cercas vivas: tudo isso está incluído no pacote. Até mesmo a questão da segurança está envolvida, especialmente quando há árvores no local que requerem cuidados especiais para evitar a queda de galhos.
Em qualquer ambiente, mesmo em nossas casas, o uso contínuo de equipamentos e instalações acaba demandando cuidados constantes. Assim, a manutenção torna-se uma das facilities essenciais para o dia a dia de uma organização. Esse é um serviço que pode afetar até mesmo a produtividade.
Dispor dessa facilidade significa ter à disposição técnicos preparados para resolver problemas como panes elétricas, defeitos no ar-condicionado, treinamento para uso adequado de equipamentos, consertos hidráulicos e mais uma infinidade de serviços. Mais do que solucionar problemas pontuais e inesperados, sua atuação é muito importante para evitar que eles aconteçam, gerando transtornos e paralisando a produção.
Receber bem clientes e visitantes é importante para o sucesso de qualquer empreendimento. A primeira impressão é a que permanece! E as facilities incluem serviços de portaria, recepção, telefonista e de guarda de correspondência e recados. São sempre profissionais treinados para lidar com gentileza, cordialidade e mesmo paciência com diversos tipos de público. Em qualquer negócio, eles são a linha de frente no primeiro contato, seja com clientes, parceiros, fornecedores ou prestadores de serviço.
O processo de seleção de candidatos é fundamental para a estratégia de qualquer organização, já que encontrar o colaborador com o perfil adequado para cada cargo maximiza os resultados. Isso requer pessoas altamente preparadas não apenas para identificar bons candidatos, mas principalmente para entender — e atender — às necessidades específicas de uma empresa e de cada área dentro dela.
Montar e manter uma equipe interna com essa finalidade, no entanto, pode ser oneroso para seu negócio. Por isso, trata-se de uma facilidade capaz de gerar uma grande economia e trazer ótimos resultados. Nesse caso, a questão não é apenas contar com excelentes profissionais, especialistas no que fazem: eles também dispõem de metodologias e sistemas que realmente funcionam na hora de avaliar o candidato certo para a vaga específica.
A segurança é essencial. Com este assunto, não podemos correr qualquer risco — dependendo do tamanho da empresa, da quantidade de pessoas e das dimensões das instalações, é necessário contar com uma equipe de bombeiros.
Com esta facilitie, a companhia conta com profissionais treinados para garantir a segurança de todos em casos de emergência. Além disso, uma equipe de bombeiros pode dar treinamentos periódicos, fazer campanhas de conscientização (ou contra riscos) e observar constantemente os equipamentos e as condições ideais para a prevenção de incêndios e acidentes.
Especialmente importante em grandes áreas, dentro das quais é necessário haver movimentação de materiais ou equipamentos, um serviço de logística interna pode ser uma facilitie extremamente útil e produtiva. Ela fica responsável por planejar as formas mais eficientes, ágeis e seguras para o armazenamento, o transporte e a alocação de materiais.
Como é possível notar, os serviços terceirizados se apresentam como ótimas alternativas, já que oferecem profissionais capacitados para uma série de atividades específicas. Além de liberarem a empresa para se concentrar naquilo que é o foco do seu negócio, ainda garantem uma melhor produtividade nos serviços que prestam, pois, são disponibilizadas pessoas especializadas para cada um deles.
Decidiu que vai contratar uma empresa terceirizada? Então, antes de qualquer coisa, é preciso fazer uma avaliação do estabelecimento — seja comercial ou condomínio — para saber qual é a necessidade daquele local. A inspeção predial faz essa avaliação técnica e também elenca quais serviços são os mais urgentes.
Normalmente, as inspeções devem ser feitas continuamente, em um dado intervalo de tempo, e quem as cumpre são companhias de engenharia especializadas. Depois de concluída a inspeção predial, é hora de contratar uma empresa de facilities. Para escolher uma boa parceira, é preciso, antes de tudo, estudar.
Procure por opções em sua cidade na internet e faça um levantamento desses locais. Depois disso, parta para a análise: quais deles oferecem os melhores negócios? Quais combinam mais com o seu perfil?
Leve em conta aspectos como a qualificação técnica, o tempo de mercado, a regularidade e a idoneidade da empresa. Procure também por opiniões de antigos clientes, para saber se aquela organização é, de fato, confiável.
Uma ótima dica é consultar a Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Manutenção Predial (Abrapi), que tem uma relação das instituições do segmento. Após contratada a empresa, seu trabalho ainda não acabou! É importante manter um controle das atividades realizadas, a fim de saber se está sendo cumprido aquilo que consta em seu contrato.