Fonte: Linhad e Base | www.linhadebase.com.br
O outsourcing varia de acordo com cada situação, mas, de uma maneira geral, as razões para terceirizar incluem um ou mais dos seguintes aspectos:
✔ Maior dedicação ao projeto exercendo seu papel de parceiro;
✔ Reduzir e melhorar o controle dos custos;
✔ Absorver "expertise" know-how;
✔ Evitar investimentos e substituir custos fixos por variáveis;
✔ Utilizar novos canais de distribuição e comunicação;
✔ Otimizar o Planejamento como forma de diferencial competitivo;
✔ Maior monitoração e controle das atividades de forma a minimizar os riscos inerentes;
✔ Melhores práticas e o trabalho realizado com maior eficiência;
✔ Estudar a viabilidade técnica e econômica do empreendimento;
✔ Racionalização dos processos, eliminando atividades que não agregam valor ao cliente;
✔ Aumento da produtividade com a supervisão e aplicação dos processos de fabricação e montagem;
✔ Capacidade variável;
✔ Possibilidade de focar as competências-chave ao livrar-se das periféricas;
✔ Dimensionamento da mão de obra para execução eliminando a falta de recursos internos;
✔ Maior flexibilidade para se adequar a circunstâncias corporativas e comerciais que mudam;
✔ Maior controle do budget através de custos previsíveis;
✔ Menor investimento contínuo em infra-estrutura interna;
✔ Acesso a liderança de pensamento e inovação;
✔ Cliente com mais tempo para focar nos seus negócios;
✔ Ausência de investimento em equipamentos;
✔ Cobertura de faltas, férias e licenças sem custo adicional;
✔ Isenção de processos trabalhistas;
✔ Indenização por danos eventuais;
✔ Substituições imediatas dos profissionais e sem custos adicionais;
✔ Todos os impostos trabalhistas pagos e comprovados;
✔ Treinamentos específicos ao colaborador sem ônus para o cliente;
✔ Economia de tempo na busca de profissionais no mercado, evitando seleção e entrevistas de emprego;
✔ Entre outros.