Por: www.blog.seguridade.com.br
A ideia de sustentabilidade vem crescendo muito atualmente, sendo uma grande aliada daqueles que exploram os recursos naturais necessários e que desejam preservar o meio tão precioso em que vivemos.
Essa atitude começa na própria sociedade. Um bom exemplo é a coleta seletiva em condomínios, prática que traz inúmeros benefícios aos moradores e aos cidadãos de um município, por conta de sua abrangência e eficácia.
Mas, de fato, qual a importância da coleta seletiva em condomínios? Como ela pode ser praticada de forma correta? A resposta para essas perguntas você confere a seguir!
A importância da coleta seletiva
Essa atividade, embora simples, abrange uma série de setores e pode gerar ótimas consequências para a natureza e para a sociedade.
Só para se ter uma ideia de sua importância, a coleta seletiva, quando efetuada com eficácia e máximo interesse, gera uma série de benefícios a curto e longo prazo, como:
✔ Ajuda na preservação do meio ambiente, ao impedir que sejam feitas explorações abusivas de recursos naturais.
✔ Diminui a proliferação de ratos e outras pragas urbanas no condomínio e em locais que servem de depósito de lixo.
✔ Diminui consideravelmente o índice de poluição.
✔ Gera empregos nos setores de recolhimento e reciclagem do lixo.
✔ Auxilia no desenvolvimento da economia do país, já que abrange diversas áreas e permite uma redução de custos de forma geral.
Impactos no meio ambiente
Infelizmente, nos dias atuais, ainda sofremos constantemente com o mal despejo do lixo, já que ele afeta diretamente o meio ambiente quando não tratado da forma correta. Por esse motivo que a coleta seletiva vem se tornando, cada vez mais, uma aliada no combate a esse mal tão comum.
Quando despejado de forma incorreta nos aterros e nos lixões, o lixo que poderia ser reciclado vira, literalmente, um vilão. Isso porque o lixo, com o passar do tempo, passa a liberar o chorume, uma espécie de líquido viscoso que afeta lençóis freáticos e, com isso, pode desestabilizar ecossistemas inteiros com a extinção de inúmeras espécies.
Nas ruas e calçadas, os impactos também são negativos, visto que o lixo pode atrair ratos e outros animais transmissores de doenças ou pode entupir os sistemas de esgotos e, consequentemente, contribuir para o aumento da poluição local.
É por esses e outros motivos que a coleta seletiva deve ser amplamente incentivada, ainda mais em condomínios, com tantas pessoas para ajudar.
Dicas para a implantação da coleta seletiva em condomínios
Por ser tão importante para o meio ambiente e para a manutenção da sociedade de forma geral, quanto mais a coleta seletiva for empregada, melhor. A seguir, listaremos algumas dicas de como praticar a coleta seletiva em condomínios de forma que os moradores possam contribuir também com o meio ambiente:
✔ Informe os moradores para que todos estejam cientes do que é a coleta seletiva e sua importância para o meio em que vivemos.
✔ Organize uma comissão de funcionários, pois, dessa forma, as atividades poderão ser melhor separadas e realizadas por diferentes pessoas, juntas pelo mesmo ideal.
✔ Promova a aquisição de lixeiras com divisão por cor, de forma que a separação e recolhimento do lixo seja feita com praticidade.
✔ Reforce a ideia de que pilhas, lâmpadas e baterias não são recicláveis, pois são tóxicas.
✔ Respeite sempre as medidas de segurança, tomando cuidado com os materiais inflamáveis e com a obstrução de saídas de emergência ou escadas.
✔ Conte com ONGs, grupos terceirizados ou a própria prefeitura do município para que o lixo seja recolhido e transportado ao local apropriado.
A coleta seletiva em condomínios vem se tornando uma verdadeira promessa para aqueles que procuram cuidar do meio ambiente até mesmo nas atividades mais simples do cotidiano, como o despejo do lixo. No entanto, não poderia ser diferente, não é mesmo? Pois são os pequenos atos realizados em equipe que fazem a verdadeira diferença para um futuro melhor.