Por: www.blog.seguridade.com.br
Quando é preciso lidar com atividades que não representam a atividade-fim do negócio, é comum que haja dúvidas sobre a frequência ideal da prestação de alguns serviços característicos de condomínios, como limpeza e jardinagem. Nesses casos, é muito importante poder contar com uma empresa terceirizada que conheça bem o negócio e as necessidades do condomínio para organizar um cronograma eficiente de serviço de limpeza.
Os serviços podem ser divididos em, no mínimo, três categorias: geral, manutenção e conservação. As áreas de circulação comum, como halls e elevadores, são aquelas que precisam ser limpas todos os dias e se encaixam na categoria de limpeza geral; a limpeza de manutenção é aquela que deve ser feita mais de uma vez por dia, com o objetivo de manter a área realmente limpa, mas, geralmente, é mais leve, superficial; já a limpeza de conservação está relacionada aos processos que visam deixar o ambiente limpo por mais tempo; o recolhimento periódico do lixo é um exemplo.
Algumas especificidades devem ser observadas antes de planejar a rotina do condomínio, pois ajudarão a determinar a frequência ideal das tarefas e também a melhor forma de higienização. Confira alguns aspectos importantes na hora de montar o seu cronograma de serviços de limpeza:
Para começar, descubra o perfil do condomínio
As necessidades de limpeza variam de acordo com o perfil de cada condomínio. Se é residencial e tem muitas crianças, as necessidades serão diferentes das demandas de um condomínio empresarial com pouco fluxo de pessoas.
Por isso, o primeiro passo é definir esse perfil, identificando quais são as áreas comuns, qual a frequência de eventos, se está perto de rodovias ou vias mais poluídas e, claro, quais são as necessidades e expectativas dos condôminos. Às vezes, o local nem precisa de sessões de limpeza tão frequentes, mas se os condôminos são exigentes e fazem questão de ter um ambiente impecável, não tem jeito: o planejamento terá que contemplar essa exigência.
Anote as necessidades de limpeza
Outro aspecto importante é sinalizar os tipos de materiais, equipamentos e mobiliários presentes do condomínio. E a variedade pode ser imensa se considerarmos os pisos (madeira, ardósia etc.), as paredes e superfícies (de cor clara ou escura, ásperas ou lisas), os acabamentos (corrimãos de metal ou madeira), as janelas e portas (vidro ou madeira) e os revestimentos (carpetes, por exemplo). Cada tipo terá suas especificidades e demandará um tratamento diferente na hora da limpeza.
Para cada um, a frequência será diferente. Veja as dicas a seguir:
Diariamente
✔ Aspiração de áreas acarpetadas e retirada de poeira de móveis e utensílios internos, no caso de condomínios empresariais.
✔ Retirada do lixo, com observação dos cuidados relacionados à coleta seletiva
✔ Desinfecção dos banheiros, troca do lixo e reposição de papel higiênico e papel toalha
✔ Limpeza e desodorização das áreas internas dos elevadores
✔ Limpeza das áreas de estacionamento
Duas vezes por semana
✔ Lavagem de escadas e corredores
✔ Lavagem do piso da garagem
✔ Limpeza profunda dos banheiros, inclusive dos azulejos
Semanalmente
✔ Limpeza dos aparelhos telefônicos com álcool;
✔ Higienização de bebedouros, utilizando produtos apropriados;
✔ Limpeza dos aparelhos de ar-condicionado, ventiladores e exaustores.
Quinzenalmente
✔ Higienização de portas, maçanetas, parte interna das esquadrias metálicas e vidraças;
✔ Verificação da situação de limpeza geral dos tetos e paredes.
Mensalmente
✔ Limpeza da face externa das esquadrias metálicas e vidraças, utilizando equipamentos apropriados para esse fim
✔ Limpeza das paredes internas (inclusive divisórias), das cortinas e persianas/venezianas, com remoção de pó e manchas porventura existentes;
São apenas algumas atividades comuns durante a limpeza de condomínios, mas pode haver muitas outras. Quando o condomínio tem piscina ou espelho d’água, por exemplo, será necessário observar a manutenção dessas áreas, principalmente em tempo de dengue. Alguns condomínios também podem incluir algumas atividades para serem realizadas com uma frequência trimestral como a lavagem dos tapetes. O ideal é que o cronograma seja o mais customizado possível.
Tome cuidados específicos
O cronograma de serviços de limpeza também deve estar alinhado às necessidades ocupacionais de cada atividade de limpeza. Vale a pena contratar uma empresa especializada para a realização de limpezas externas ou trabalhos em altura.
Nesses casos, também é preciso verificar se há disponibilidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e se a equipe de limpeza é capacitada para o serviço.
Também é fundamental conferir se a prestadora de serviço usa produtos de limpeza adequados a cada tipo de piso e material e se os colaboradores estão cientes das normas de segurança e manuseio de tais produtos.
Anote observações específicas
Montar um cronograma de limpeza para o condomínio também requer que outros cuidados sejam observados. É importante ter um planejamento geral para nortear o trabalho, mas eventualidades devem ser previstas e atendidas. Por exemplo, em épocas de muita chuva, se alguma área corre o risco de ficar alagada como garagens e áreas de lazer, é interessante deixar uma equipe de sobreaviso para que as necessidades do condomínio sejam prontamente atendidas.
Outra questão atual está relacionada ao uso dos recursos naturais como a água. Em tempos de racionamento e crise hídrica, a empresa terceira deve alinhar com o condomínio sobre as melhores formas de aproveitar o recurso, para evitar o desperdício ou o mau uso. Isso inclui o possível aproveitamento de água da chuva e a utilização de equipamentos que gastem menos energia e menos água. Essas observações específicas podem ser conversadas com os responsáveis pelo serviço e até previstas em contrato.
Acompanhe o cronograma
Tanto o zelador do condomínio quanto o responsável pela empresa de limpeza devem acompanhar o cumprimento do cronograma de limpeza das instalações. Esse processo é importante para fazer pequenas adequações quando necessárias e até para a inclusão de novas necessidades e demandas. Nesse acompanhamento, é possível verificar se a tarefa está sendo realizada na frequência adequada e com a devida qualidade.
Mas atenção: é imprescindível que toda a equipe (interna ou terceirizada) seja envolvida no monitoramento das atividades.